sexta-feira, 24 de março de 2017

Psicologia e Design, é possível?

Sempre fui uma pessoa curiosa e nunca tive a vontade de ficar para sempre executando a mesma tarefa, fazendo as mesmas coisas para sempre, pelo contrário, queria desbravar o mundo, aprender cada vez mais e interagir com outros estudiosos de uma área diferente da minha. Como vocês já sabem, iniciei no mundo ''acadêmico'' cursando Filosofia, adorava demais estudar as teorias e até mesmo dar aula, mas com o tempo, comecei a querer mais, ir além, lidar com pessoas e outros profissionais. Foi então que resolvi largar no sexto período e tentar Psicologia. 

Na cidade onde resido o campo de atuação mais forte de psicólogos é o de Recursos Humanos (devido ao polo Industrial) RHou Docência. Já na faculdade de Psicologia, comecei a quase me desmotivar mais uma vez, e comecei a cogitar a faculdade de Comunicação Social pois sempre gostei de escrever e pesquisar diversos assuntos. Foi então que tive contato com o mundo de UX Design. Mas Milly, o que é isso? Meus caros eu também não sabia, quando iniciei o estágio numa certa empresa fui crente que iria atuar no RH, porém tive a sorte de conhecer o outro lado da Psicologia, o de testes de usabilidade. 

Mas tem que ser psicólogo para trabalhar com isso? Não. Essa é uma área dentro do Design que estuda processos de interação de determinada ideia com pessoas e suas experiências, para aprimorar ou até mesmo validar algo. Apesar de ser uma área ''abraçada'' pelo Design, essas pessoas estudam bastante comportamento humano, reação, interação, emoções, engajamento e até mesmo estatística, o que casa bastante com quem estuda Psicologia. Além disso, é possível um diálogo com pessoas de outras áreas, principalmente as de tecnologia, o que agrega ainda mais aprendizados.  

Podemos fazer uma ligação de diversas áreas da Psicologia Behaviorismo (Psicologia Comportamental) Cognitiva,  Psicometria, Psicologia da Personalidade, Dinâmicas de Grupos e etc... Com  ''User Experience'', ou seja,  experiência centrada no usuário. 

Estou a pouco menos de 7 meses e estou adorando todos os conhecimentos adquiridos, vejo que realmente me encontrei numa profissão e isso é um sentimento tão bom que já estava a um tempinho querendo compartilhar com vocês. Espero ter ajudado pelo menos trazendo um novo olhar da profissão.







Abraços!
#Milly 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desenvolvido por: Gabriela Charbe | Todos os direitos reservados.