quarta-feira, 1 de julho de 2015

Dicas para se dar bem na redação do ENEM!!

Hey meu povo! O vestibular se aproxima mais uma vez e tenho alguns amigos que farão pela primeira vez e outros pela segunda, então é sempre bom reciclar nossos conhecimentos e compartilhar com os outros para ajudá-los. Cá estou novamente para contribuir com vocês com minhas próprias experiências e vivência, dessa vez será sobre a redação mais temida de todas a  do ENEM.





Primeiramente quero deixar claro que nunca fui uma aluna exemplar no Ensino Médio, sempre tirava notas razoáveis, minha ‘’praia’’ sempre foi Ciências Humanas, gostava de ler, pesquisar sobre notícias etc., por esse motivo em 2011 fiz o vestibular pra Filosofia, fiz 811 de cara, o que levou a minha aprovação no vestibular. Ano passado fiz o ENEM novamente sem pretensões, só pra ter uma noção de como eu me sairia e fiz 940 pontos, o que me levou a uma nova aprovação, dessa vez no curso de Psicologia.


Então isso nos leva a uma primeira dica: LEIA, leia o máximo que puder, mas não é só ler, você têm que desenvolver uma leitura crítica, se perguntar os motivos de tal coisa, procurar soluções para aquilo que está lendo (se tratando de uma leitura sobre acontecimentos atuais) Refletir. O ENEM não é um vestibular que exige que você decore fórmulas ou regras gramaticais (graças aos deuses \o/) Esse modelo ficou para trás junto com a ditadura. O Exame Nacional do Ensino Médio exige uma compreensão, que você bote os neurônios pra funcionar definitivamente, e isso você só consegue tendo uma cultura de leitura e puxando a sardinha pro meu lado, nessas horas as aulas de Filosofia e Sociologia serão cruciais na sua vida.


Segunda dica: Não escreva o que você não sabe ou não tem certeza (nada de receita de miojo pelamordi). Na redação sempre vem um texto com figuras dando ênfase ao tema da prova, se concentre e reflita sobre aquelas figuras ou parágrafo, faça com calma e atenção, comece pelo rascunho e só depois passe para a folha de redação. Uma dica que minha querida professora do Ens. Médio me deu é; faça o título da redação só depois de terminar o texto, até hoje sigo essa dica.

O texto dissertativo se dispõe a transmitir conhecimento, ou seja, o que você entende sobre determinado assunto e como você desenvolve sua linguagem e raciocínio, então é preciso prática e treino, e isso nós só conseguimos lendo e escrevendo, procurando sempre encontrar uma solução para aquele dilema apresentado. Já na parte argumentativa, você terá que ''convencer'' o avaliador (no caso o professor) ao seu ponto de vista sobre o assunto, apresentando argumentos a favor ou contra. 


Acredito que me sai bem devido a uma bagagem de leitura que já tinha nas costas, portanto bato novamente na tecla: leia muito e reflita sobre o que está lendo. Siga os ensinamentos das professoras de português (as melhores <3): começando o texto pela introdução, passando por dois ou mais parágrafos de desenvolvimento, apresentando um lado positivo e um lado negativo, apresente argumentos em defesa ou desfavor ao tema, e no final termine com a conclusão, citando de forma geral o que foi dito e rebatendo na tecla e defendendo seu argumento pró ou contra o tema, pesquise textos dissertativos argumentativos e arrase!

Boa sorte a todos e fiquem na paz! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desenvolvido por: Gabriela Charbe | Todos os direitos reservados.