segunda-feira, 20 de julho de 2015

Blogueiros Universitários #MillyUmaPsicologiaeFilosofia

Hey meu povo, tudo bem? A publicação de hoje é sobre um projeto chamado: Blogueiros Universitários do Café de Beira de Estrada, onde compartilhamos com vocês nossas experiências pessoais com curso superior, sobretudo esclarecendo dúvidas e principalmente falando sobre o curso em si, para que jovens que cursam o Ensino Médio possam escolher qual profissão seguir no futuro. 

Como eu já tive experiências em sala de aula através da minha faculdade anterior, muitos alunos vinham me perguntar sobre a faculdade de Filosofia, e agora cursando Psicologia, vejo quão importante é auxiliar esses jovens, pois escolher qual curso seguir é uma tarefa bem difícil.





O Que Eu Curso na Faculdade? E Porque Troquei de Curso.

Como vocês já sabem, no post anterior eu falei sobre meu curso e sobre o vestibular, ( Dicas para o ENEM) Meu curso atual é Psicologia, mas eu quase me formei em Filosofia, ambos pela mesma Instituição. Eu Desisti de Filosofia no 6º período pra cursar Psicologia pois percebi que o curso de Psicologia tinha mais a ver comigo, eu me apaixonei pelo curso quando tive uma matéria chamada Psicologia da Educação (e quando conheci filmes com temáticas psicológicas também rs), onde tive contato com as principais vertentes dessa ciência. 

O curso de Filosofia foi de extrema importância na minha vida, eu entrei com 17 anos de idade ainda meio perdida por não saber o que esperar do futuro e nem tinha certeza se era isso que queria pra minha vida. Eu cresci com o curso, aprendi muitas coisas, conheci excelentes professores e fiz amigos incríveis. Fui pra sala de aula e hoje posso afirmar que ser professor não é pra qualquer um! Ser professor é pros fortes, literalmente, é gratificante saber que você está ali para somar e dividir com os alunos, pretendo voltar pra concluir assim que terminar o curso atual, foi uma experiência única na minha vida, e nunca deixarei ( e nem tem como) abandonar totalmente a Filosofia, pois além do meu curso atual precisar cegamente dela, todos nós estudantes seja lá de qual área for, precisamos desse curso. 

Sobre o Curso:

O curso tem duração de 5 anos (mas na minha cidade dura 6 anos, quase uma medicina) Tem matérias específicas do curso e de outras áreas também, entre elas; antropologia, filosofia, sociologia e até estatística. Estudamos biológicas também; Fundamentos de Anatomia, Fisiologia e Neuropsicologia. Entretanto a grade curricular muda muito de Instituição pra Instituição, tem casos de faculdades de psicologia que não dão Anatomia. O bacharel em Psicologia pode atuar em VÁRIAS áreas, desde hospitais e escolas até a consultórios particulares e órgãos públicos, também tem a psicologia corporativa que atua em empresas fazendo seleção de funcionários e zelando pela saúde mental dos mesmos. Portanto, nota-se que o psicólogo tem várias áreas para atuar, como diz minha mãe: ''Todo lugar precisa de psicólogo'' e é verdade. 

Por Que Precisamos Estudar Várias Áreas de Conhecimento? 

A resposta é porque o psicólogo faz uma verdadeira análise de vários contextos, seja sua vivência cultural e social, seja o que se passa em seu organismo (anatomia) e como isso afeta suas emoções, pois tudo isso influencia na saúde mental e por esse motivo temos que estudar várias áreas de conhecimento. Como vocês devem saber uma coisa puxa outra, e falando em psicologia só saber teorias não é o bastante, temos que buscar olhar por fora da caixa e investigar o máximo possível. Dito isso nota-se que o estudante de psicologia deve ter gosto para leitura e pesquisas, sobretudo no campo de ciências humanas. 

Pra que Serve a Psicologia? 

O principal papel da psicologia é trazer a saúde e o bem-estar às pessoas, estudando os fenômenos psíquicos, as emoções e buscando entender o comportamento humano, o psicólogo diagnostica, previne e trata doenças mentais e distúrbios psicológicos (NÃO CURA). Além disso, só tem permissão para aplicar testes aquelas pessoas formadas em psicologia. 

Não vou mentir que o que me atraiu para o curso também foi o estudo comportamental, desde criança eu adorava aqueles programas chulos de TV que tratavam de comportamento humano, mesmo sem entender direito porque aquelas pessoas abaladas na vida familiar estavam quebrando paredes de concreto pra descontar sua raiva e por pra fora emoções reprimidas haha. 

É só isso pessoal, espero que tenham gostado, tentei ser mais clara possível, sem enrolar muito ou escrever demais, se tiverem alguma dúvida que eu não respondi no post mandem um e-mail pro: mostemilly@gmail.com ou comentem aí em baixo. Abraços!


"A educação deve possibilitar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem ter"
Platão 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desenvolvido por: Gabriela Charbe | Todos os direitos reservados.